27.8.15

"Não entrei, e agora?"

Let's face it, temos de encarar todas as possibilidades e talvez tenha sido esse o meu erro o ano passado, nunca em momento algum pensei que não fosse entrar no Ensino Superior, a média que tinha era mais do que suficiente para entrar, mas a verdade, é que não entrei. Tudo graças à nota que obtive num dos exames nacionais. Foi um ano de muita luta e posso dizer-vos que não teria sobrevivido sem 4 pessoas. Elas estiveram lá - ainda que por vezes não se apercebessem que o estavam - fizeram-me bem e ajudaram-me a ultrapassar cada dia que passou. Este ano serviu para muita coisa: primeiro, tirei a carta; segundo, dediquei-me à minha escrita; terceiro, estudei e estudei ainda mais. Foi um ano de muita coisa, no início parecia o fim do mundo, ninguém podia dizer a palavra "Universidade" que em segundos desatava a chorar. Agora, sei que foi um ano que me ajudou a conhecer-me, a descobrir os meus limites, e hoje sei que não foi o fim do mundo, muito pelo contrário ajudou-me bastante. Este ano vou tentar outra vez, já com novos exames nacionais feitos e com muito melhores notas. Boa sorte a todos, futuro caloiros. Fingers crossed.

34 comentários:

  1. Vais conseguir, as vezes ficar um ano assim faz-nos bem :)

    ResponderExcluir
  2. Como eu te compreendo, este ano fiquei parada por uma disciplina, mas cresci tanto mas tanto. Este ano sei que entro na Universidade, mas, ao mesmo tempo, tenho sempre receio de não entrar :o

    ResponderExcluir
  3. Vais ver que vai correr tudo bem e vais entrar naquilo que queres :) Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. O importante é que saibas que vais ter mais um ano para te conheceres mais um pouco, para aprender mais coisas, para melhorar. Quando chegares lá, vais saber que valeu a pena a espera. :D

    http://nuagesdansmoncafe.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive um ano mesmo para isso. E valeu a pena, apesar de tudo!

      Excluir
  5. Também tenho medo de não entrar, apesar da minha média estar acima do pedido.
    Mas vamos conseguir, boa sorte :)
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
  6. Há males que vem por bem. E digo sempre que um ano "parado" no sentido de não entrar logo na faculdade às vezes é o melhor que pode acontecer a uma pessoa.
    Vais ver que é este ano que entras com muito mais motivação! ;)

    ResponderExcluir
  7. é agora que vais conseguir!!!!
    já te perguntei, acho, mas já não me lembro.. o que vais seguir? :)

    ResponderExcluir
  8. Como eu te compreendo! Há três anos não consegui entrar onde queria na 1.ª fase e na 2.ª não entrei sequer. Embora tenha sido um ano muito complicado, aproveitei também para tirar a carta, escrever e publicar um livro e, acima de tudo, para me preparar para o futuro e para me conhecer melhor.
    Apesar de às vezes ter dúvidas sobre se foi uma boa decisão, tenho a certeza de que precisava daquele ano para me tornar na pessoa que sou hoje. E no ano seguinte consegui entrar por isso correu tudo bem e vai correr tudo bem contigo com toda a certeza! Boa sorte! :)


    www.asofiaworld.com

    ResponderExcluir
  9. Boa sorte :)
    Eu tenho uma amiga que lhe aconteceu exatamente a mesma coisa. Ela chorou durante meses a fio por não ter conseguido entrar. Depois estudou imenso, repetiu os exames e finalmente conseguiu entrar na minha universidade - e só entrou na segunda fase! E não é que ela é agora das melhores alunas do ano dela? Tudo com esforço se consegue :) E se desta vez tens melhores notas, vais ver que vais conseguir! Nada acontece por acaso

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que importante é nunca desistires e procurares sempre achar o melhor no que correu mal. No meu caso eu tinha media mais do que suficiente mas houve um pico de entradas absurdo e acabou por me lixar a vida entrei noutro curso e para mudar foi tudo menos facil. Eu demorei 2 anos a ir para o curso que queria apesar de ter entrado na faculdade que queria, tive de andar a passear entre cursos para chegar ao meu. Perdi muito tempo, muito esforço, muitos nervos... E hoje a começar o mestrado vou-me atrasar um ano por essas trocas e baldrocas. Vais mais velha, mais capaz, com mais bagagem porque na faculdade há cursos mesmo muito exigentes... há gente que entra à primeira em sem esforço e chega lá... panicam e vem-se embora com medo. E tu vais acabar isto, ter imenso orgulho no teu percurso e saber que mesmo tudo correndo mal tu deste a volta e fizeste o melhor de ti. Isso sim é o que mais importa e não as voltas que temos de dar para atingir o objectivo.
    Se há coisa que aprendi na faculdade foi: There ain't no such thing as a free lunch.

    ResponderExcluir
  11. é isso! já me tinhas dito ahaha
    estudo na faculdade de engenharia do porto, eng quimica :)

    ResponderExcluir
  12. Não foi tempo perdido, de todo! A melhor das sortes, miúda :)

    ResponderExcluir
  13. Eu nao fui para a universidade. Quis começar ja a trabalhar, pois ja tenho um curso profissional. Mas está mesmo difícil encontrar emprego na minha área. So me resta desejar-te boa sorte querida :)

    The eyes of a Mermaid

    ResponderExcluir
  14. Às vezes estas coisas acontecem para possas aprender algo que se tivesses entrado logo não tinhas aprendido. Cresceste, e isso nota-se :) Talvez tenha sido melhor assim, entrares com mais segurança :)

    ResponderExcluir
  15. Pareces o treinador do FCP a falar, depois das derrotas.
    Agora é que tenho a certeza que vamos ganhar o campeonato. ahahah
    Pronto, acabou a brincadeira.
    Desejo-te muita sorte este ano e nos que hão de vir. :)

    ResponderExcluir
  16. Boa sorte, espero daqui a uns dias ver boas notícias por aqui! :)

    ResponderExcluir
  17. eu como só posso concorrer à 2ªfase ainda mais nervosa estou e a possibilidade de não entrar está-me sempre na cabeça. Boa sorte para ti, espero que consigas :)

    ResponderExcluir
  18. Espero que seja desta, querida, tu mereces taaanto! E é como dizes: na altura parece o fim do mundo. Mas depois até percebes que, em vez de perder um ano, o ganhaste!
    Beijinho*

    ResponderExcluir
  19. Eu no ano passado estava mesmo a ver que não ia entrar no que queria porque cenas estupidas que depois percebi que não interferiam em nada mas mesmo assim considero me uma sortuda porque só 3 pessoas no meu caso é que entraram no meio de tantas outras...
    Good Luck e sê feliz qual quer que seja o resultado :))
    Beijinhos* GIVEAWAY A DECORRER

    ResponderExcluir
  20. Compreendo muito bem a tua situação. Quando me candidatei a três Universidades também não entrei em nenhuma, apesar de ter uma média decente. Felizmente houve possibilidades e acabei por estudar numa privada para não ter que ficar um ano estagnado. Passados dois anos de concluir o curso, o resultado foi o mesmo porque trabalho nem vê-lo. Desejo-te toda a sorte e que consigas entrar este ano :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderExcluir
  21. Boa sorte querida, tenho a certeza absoluta que vais entrar e dar o melhor de ti nesta tua nova fase. Tudo tem uma razão de ser, mas no fim o desejo, objetivo e ambição vencem!
    Boa sorte!!!



    xoxo, Sofia Pinto
    Morning Dreams | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  22. As minhas notas são suficientes para entrar na universidade mas tenho receio de não entrar. Ir para o Ensino Superior é um sonho que tenho desde sempre e, se não conseguir entrar, vou desanimar imenso :/ Fingers crossed para mim também!! Adorei o teu blog, estou a seguir :)

    Beijinhos
    Bruna, BLOG FASHION MORNINGS

    ResponderExcluir
  23. Eu acredito mesmo na velha máxima de que tudo acontece por uma razão. E tenho a certeza que este ano te mostrou exatamente isso. Com a entrada na universidade, agora, vai ficar tudo mais especial e vais sentir-te grata pelo ano que ninguém perceberá sequer que existiu daqui a uns anos. Força, Letícia! :)

    ResponderExcluir
  24. "Foi um ano de muita coisa, no início parecia o fim do mundo (...) Agora, sei que foi um ano que me ajudou a conhecer-me, a descobrir os meus limites, e hoje sei que não foi o fim do mundo, muito pelo contrário ajudou-me bastante." - foi exatamente isto que me aconteceu! eu chumbei e fiquei só a fazer matemática mas cresci imeeeeeenso neste ano :)

    r: tu és tão exagerada e tola xD eu já pensei em fazer um canal no youtube mas não tenho coragem :$
    thank youuu <3

    ResponderExcluir
  25. Esta mensagem é para todos os estudantes que pretendem ingressar em MEDICINA ou outros cursos,

    AMIGOS... NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!!!

    Caso tenham concluído o ensino secundário em 2014/2015 e não tenham conseguido entrar no curso pretendido, contactem-me através do meu e-mail: fernando_andrad@hotmail.com, pois tenho novidades para vocês, nomeadamente a possibilidade de subirem a vossa média final do secundário ainda no corrente ano letivo de 2015/2016... OK?

    Mas não demorem... pois o "timing" está a esgotar-se!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. Esta mensagem é para todos os estudantes que pretendem ingressar em MEDICINA ou outros cursos,

    AMIGOS... NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!!!

    Caso tenham concluído o ensino secundário em 2014/2015 e não tenham conseguido entrar no curso pretendido, contactem-me através do meu e-mail: fernando_andrad@hotmail.com, pois tenho novidades para vocês, nomeadamente a possibilidade de subirem a vossa média final do secundário ainda no corrente ano letivo de 2015/2016... OK?

    Mas não demorem... pois o "timing" está a esgotar-se!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir