22.7.15

40%

Estava eu muito descansada a dar uma vista de olhos no site da Universidade de Aveiro e a rever os variados cursos, quando me apercebo que agora as provas de ingresso para a UA contam 40%, sim, leram bem. 40%. Fiquei em choque, completamente em choque até mandei um e-mail para a UA a perguntar se não tinha havido um erro qualquer. A verdade é que não e agora as Provas de Ingresso para quem quer ir para Aveiro contam 40%. Não sei se aconteceu a mesma alteração nas outras Universidades mas compreendo o porquê de tudo isto, ainda que ache extremamente injusto que um exame de um dia valha quase tanto como a média de 3 anos. Compreendo porque o fazem, mais precisamente por aqueles famosos Colégios em que o dinheiro paga tudo, ou seja, notas. Fiquei em choque, mas olhem é a vida. E temos que levar com isto.

23 comentários:

  1. Boa sorte, espero que isso não atrapalhe a tua entrada na UA :)

    ResponderExcluir
  2. As provas de ingresso variam. Em alguns casos chegam a valer 50%

    xoxo, S.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou candidatar-me a Economia em Coimbra e aqui as provas de ingresso valem 50%. No meu caso, a minha média sobe mas tenho amigas q n vão conseguir entrar por causa disso mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz as provas de ingresso a valer 100% e nunca percebi qual seria o problema de valerem tanto. Afinal ao longo do curso é feita uma preparação para os exames.
    Mas desejo te toda a sorte :)

    ResponderExcluir
  5. Há locais onde valem 50%. Eu, apesar de ter escolhido uma Privada, usei uma prova de ingresso a valer 50%...

    ResponderExcluir
  6. Na minha faculdade entrei com 50% exames e 50% média do secundário...

    ResponderExcluir
  7. Uau , isso é mesmo muito e injusto!

    ResponderExcluir
  8. Na minha universidade é 40%, mas a do Porto e Lisboa é 50%!

    ResponderExcluir
  9. Já não estou dentro do assunto, mas na altura em que entrei as minhas provas de ingresso contavam menos.

    ResponderExcluir
  10. Na minha é 50% , estou em Lisboa

    ResponderExcluir
  11. Realmente é imenso! Mas existem algumas em que a percentagem ainda é mais alta.
    Mas pode ser que dê para entrares, boa sorte! =D

    ResponderExcluir
  12. Boa sorte, vais conseguir ,um pouco injusto o exame valer assim :)

    ResponderExcluir
  13. No meu curso, quando entrei, também contou 40%... e havia universidades que contavam 50%. Isto já há dois anos...

    ResponderExcluir
  14. Sou sincera, já não me lembro quanto valiam as provas de ingresso na minha faculdade quando entrei. Mas o peso varia de faculdade para faculdade. Tal como os critérios de entrada que variam até mesmo entre faculdades que oferecem os mesmos cursos. Por exemplo, naquela em que andei são necessárias duas provas de ingresso. Noutras é só uma. Apesar de compreender que cada faculdade tem o direito de estabelecer os seus critérios acho que a história do peso das notas devia ser mais uniformizada. Temos grandes disparidades até em faculdades que estão lado a lado...

    ResponderExcluir
  15. Se mudou do ano passado para este ano, é um bocado injusto, sim... principalmente para os alunos que entraram nos anos passados.. em que as provas de ingresso valiam (em quase todo o lado) 50%, ou até mais. Mas já havia universidades em que as provas de ingresso valiam 35%, há já algum tempo. Embora sejam em menor número, há faculdades que não dão tanta percentagem às provas de ingresso como à média de secundário (o que faz sentido) ou vice-versa :)
    Mas se foi uma mudança brusca da UA, então é capaz de ser mau...

    ResponderExcluir
  16. Concordo contigo, tenho uma média que dava para entrar no curso onde queria, na faculdade que desejava mas devido à prova de ingresso baixa não vou conseguir entrar e por isso vou ter de seguir outro caminho. Concordo contigo, o peso das provas de ingresso é um abuso.

    ResponderExcluir
  17. Eu percebo que o motivo seja garantir a qualidade dos estudantes mas é injusto porque um bom aluno e um bom profissional não se reflete só numa nota

    ResponderExcluir
  18. Na minha valeu 50% pelo menos é assim no ISCTE, FCT, IST, Nova, FMH, Enfermagem, Medicinal, FFUL, FLUL, ISEL, iSPA, ISA, ISCP, ISCAL pelo menos tenho amigos nestas (lisboa) todas acho que também é assim... ahaha o que até foi engraçado porque foi só matemática e a nota que tive no exame foi à centésima igual à média do secundário xD

    ResponderExcluir
  19. No meu curso valeu a pena a percentagem ser alta porque tive melhor nota no exame do que à disciplina e com esse exame a minha nota à disciplina também subiu. Por um lado compreendo a tua "revolta" mas por outro acho normal ser assim porque somos preparados durante 2/3 anos para os exames nacionais que são um resumo de tudo o que damos durante o secundário, claro que às vezes aparecem coisas que nem lembram ao diabo...
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  20. na minha faculdade, na FEUP, conta 50% ... foi um sofrimento para mim :/ a que te vais candidatar?

    ResponderExcluir
  21. Se não estou em erro, as provas de ingresso valeram 50 % no meu caso.
    Beijinho*

    ResponderExcluir