19.2.15

A arte de estudar

Como os mais atentos sabem, este ano vou repetir o Exame Nacional de Português, como já vos disse aqui, e por isso já comecei a estudar aos poucos, e é aí que vocês entram. Alguma dica de estudo que me queiram dar? Fazem resumos, preferem outras coisas? Vá contem-me todos os vossos segredos de estudo e ajudem a vossa Olívia!

22 comentários:

  1. Eu nunca soube estudar português mas algumas coisas que sei que ajudaram bastante foi: ler resumos das obras, dividi-las por partes, fazer lista das personagens, dos acontecimentos importantes; resumos dos vários autores e as suas características (sobretudo Fernando Pessoa) e para a gramática, ir fazendo muitos exercícios (e não decorar!) :)
    Ainda tenho muitos resumos meus do ano passado, se os quiseres!

    ResponderExcluir
  2. A minha mãe é professora de Português e um dos conselhos mais importantes que ela disse na altura, quando estava a estudar era para ter muita atenção na interpretação das obras (especialmente Pessoa). Nos exames costumam perguntar-te o que é que o autor queria dizer com X parágrafo e arranjar citações para argumentares e a maior parte das vezes pensamos que é uma ideia directa e tem um conteúdo muito mais profundo. Estar atenta à verbalização, ao contexto e aos significados é crucial para cotações totais. Nesse sentido, os livros de apoio com os exames todos e soluções são uma boa ajuda. Espero que o teu esforço compense! ;)

    ResponderExcluir
  3. No português não te posso ajudar muito porque sendo a minha disciplina preferida tive sempre mais facilidade nela no que nas outras. Mas acho que o principal é gostares do que estás a estudar. Mantém sempre em mente o teu objectivo final. Eu também vou fazer o exame de português como prova de ingresso. Que nos corra bem às duas xD

    ResponderExcluir
  4. Já conheces as minha sugestões :D

    ResponderExcluir
  5. fazer resumos é sempre uma boa maneira.. estudas a escrever e depois a lê-los..

    ResponderExcluir
  6. Está cientificamente provado que se estudares comigo tiras 20! :) Espero que te corra bem babe, eu faço resumos :)

    ResponderExcluir
  7. Tens algum email para onde o possa fazer? :)

    ResponderExcluir
  8. Eu para português tinha sempre a minha gramática, e depois lia muito sobre as obras, desde resumos, análises, por aí...

    ResponderExcluir
  9. Espero que sejam úteis e consigas entrar no curso que queres :)

    ResponderExcluir
  10. Na minha altura de estudante fazia resumos pois o facto de transcrever para o papel a matéria por si só já me ajudava a ir decorando as coisas conforme as escrevia :)

    ResponderExcluir
  11. Fala sozinha! Juro, resulta muito bem comigo. Quando cito aquilo que escrevi nos meus apontamentos consigo decorar mais depressa a materia e da melhor forma. xD

    ResponderExcluir
  12. eu só fiz resumos da gramática e estudei pelos livros de exames juntando os apontamentos das aulas

    ResponderExcluir
  13. Para Português eu costumo ler vários interpretações das obras

    ResponderExcluir
  14. Adorava ajudar-te, mas nunca soube estudar para português! Acabei por ter 17 no exame, e ainda nem sei bem como, porque praticamente só "estudei" na noite anterior ao exame... mas acho que resumos e esquemas costumam ajudar :b

    ResponderExcluir
  15. Dois anos depois de ter acabado o secundário, ainda não sei estudar para português... Nunca estudei línguas!

    ResponderExcluir
  16. eu basicamente nem estudo e as minhas notas são boas até! nao sao más de todo, vá! sinceramente, nao dou para estudar.

    ResponderExcluir
  17. R: Obrigada. Em relação ao meu grupo de amigos não tenho variedade de escolha, prefiro andar sozinha.

    ResponderExcluir
  18. Eu costumava fazer resumos e esquemas.

    ResponderExcluir
  19. Os livros de apoio ao exame são sagrados! :)
    Eu recorro sempre a esquemas para memorizar e ler as obras é sempre muito importante! Nos exames também falam muito dos verbos, foca-te nisso. Vai correr bem, vais ver, go girl ;)

    ResponderExcluir
  20. Eu para português costumo estudar por resumos. Vou juntando matéria dos vários anos numas folhas de rascunho e quando dou por mim tenho ali um resumo fantástico de tudo. Nunca fui muito boa a português, mas para mim é a melhor maneira! (:
    ps: segui ;)

    ResponderExcluir
  21. Eu costumo fazer resumos. O meu professor de português deu-nos um site de um professor que fez uma análise de todos os poemas da 'Mensagem' , se quiseres posso mandar-te o link, aquilo está muito bom.

    ResponderExcluir